TERAPIA ABSTRATA
O QUE É A TERAPIA ABSTRATA?
O pensamento abstrato ou pensamento formal consiste na capacidade para pensar de forma independente à realidade que se apresenta a nós de forma concreta. Permite ao ser humano pensar em diferentes cenários e possibilidades entre os quais, logicamente, se encontra a realidade concreta.
As metodologias tradicionais privilegiam a reprodução do conhecimento, não a sua assimilação. Isso torna a aprendizagem de conteúdos ainda mais complexa, pois os alunos não conseguem organizar, nem produzir os saberes de maneira significativa. Eles decoram os conteúdos e reproduzem de modo mecânico, sem qualquer associação, tornando o ensino cansativo, resultando em desmotivação, evasão e outros problemas. Diante desses problemas citados, vem surgindo algumas pesquisas para a elaboração de materiais com o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que podem ser utilizados como recurso didático, como os Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino. Essas são ferramentas com características didáticas pedagógicas que auxiliam na aprendizagem dos alunos, porque estimulam o raciocínio; despertam uma visão crítica; possibilitam a participação ativa do aluno na aprendizagem.
Essas inovações no processo de ensinar e aprender, trazidas pelas TICs, possibilitam aos professores apresentarem para seus alunos realidades que antes não eram possíveis de se conhecer, ou observar com a utilização de recursos como imagens, vídeos, softwares e objetos de aprendizagem.
Nesse olhar sobre as tecnologias que Perrenoud (1999, p. 125) relata que "não é mais possível ignorar as mudanças que o mundo vem passando, pois, as novas tecnologias transformam não só as nossas maneiras de se comunicar, mas também de trabalhar". As TICs vieram para mudar as perspectivas tradicionais de ensino, pois elas podem ser grandes aliadas no processo de aprendizagem.
O significado do termo abstração refere-se à oposição ao termo concreto, à característica não-palpável, à existência fora dos padrões sensíveis aos sentidos, à necessidade de utilização da mentalização e da imaginação para que se torne existente, no âmbito de estudo ou demais investigação, dado mecanismo, modelo ou conceito abstrato.
Pensando nisso as terapias não podiam ser diferentes. No pensamento abstrato, como já vimos, nos permite perceber as relações entre diferentes ideias, crenças ou elementos do ambiente externo e interno. Além disso, nos ajuda a inovar, criar, imaginar, desenvolver novas ideias, aprender com as experiências do passado e refletir sobre o futuro.
Este tipo de pensamento também constitui uma habilidade cognitiva. Mais especificamente, é uma das últimas habilidades cognitivas que os seres humanos adquirem a um nível evolutivo.
"O pensamento é a principal faculdade do homem, e a arte de expressar pensamentos é a primeira das artes."
-Etienne Bonnot de Condillac-
Podemos listar uma série de características do pensamento abstrato que se referem à sua forma, conteúdo e funções:
- Focaliza os elementos que não estão presentes (vai além do ambiente atual).
- Permite imaginar, criar e inovar.
- Estimula o pensamento reflexivo e profundo.
- Ajuda-nos a encontrar significados diferentes para cada situação.
- Permite-nos pensar de forma abstrata, criando ideias do mesmo tipo.
- É um pensamento hipotético-dedutivo (permite-nos construir hipóteses sem a necessidade de testá-las empiricamente).
- É um pensamento flexível, que estimula o debate.
Como aplicar a terapia abstrata?
Podemos aplicar esse tipo de pensamento em nossa vida diária?
Ele pode ser útil para o nosso desenvolvimento pessoal, em áreas tão abstratas quanto a espiritualidade e a realidade virtual.
Por outro lado, dominar o pensamento abstrato (assim como a sua linguagem) também pode ser útil em campos como matemática ou ciências, uma vez que o raciocínio analítico requer o uso do pensamento abstrato. Não esqueçamos que, para entender um determinado assunto ou conhecimento, devemos ser capazes de relacioná-lo com a vida real, para que fique muito mais próximo e prático.
O pensamento abstrato nos permite processar, descrever e manipular a informação mental, enquanto o pensamento concreto faz o mesmo, mas com objetos no mundo físico. Com as ferramentas do mundo virtual que nos possibilita ter uma visualização da imaginação a abstração por esses meios se torna muito mais atrativa e eficaz principalmente para quem tem dificuldade em abstrair de seus pensamentos concretos.