REALISMO FANTÁSTICO
O Realismo Fantástico é o nosso mundo imaginário que mistura elementos da realidade, da fantasia e dos sonhos! É nele que todos os sonhos se tornam realidade, o medo desaparece e a realidade se transforma!
Literatura Fantástica
O realismo fantástico ou também conhecido como realismo mágico é um conceito aplicado a inúmeras produções artísticas em que elementos da realidade, da fantasia e do sonho se misturam, gerando um todo harmônico. Fatos históricos, míticos, lendas e folclore são combinados e geram uma narrativa nova, que busca de explorar outras noções da realidade recorrendo a imagens que não fazem parte da ordenação lógico-científica.
A literatura fantástica é composta por obras que possuem elementos surreais, sobrenaturais, impossíveis de ocorrer na vida real, pois contrariam os fenômenos naturais. Assim, tanto acontecimentos quanto personagens dessas obras podem apresentar essas características.
Nessa categoria de literatura, estão inseridos contos, novelas, romances e até mesmo poemas que possuem os aspectos mencionados. Possivelmente, esse tipo de literatura surgiu entre os séculos XVIII e XIX. Algumas histórias infantis e juvenis que extrapolam a realidade, bem como histórias de terror, fazem parte da literatura fantástica.
O que é um conto fantástico
O conto fantástico é uma história curta que apresenta estas características:
elementos sobrenaturais;
fatos sem explicação racional;
personagens mitológicos;
fenômenos surreais;
nonsense.
Esse tipo de conto é capaz de surpreender, assustar e emocionar. Contudo, o fantástico também pode ser usado para nos fazer refletir sobre questões sociais, culturais e políticas. Portanto, ele não serve apenas para entreter mas também pode ser um veículo de crítica e reflexão.
Um conto é uma narrativa curta, assim, ele se diferencia da novela e do romance. Afinal, o romance é uma narrativa longa, enquanto a novela possui tamanho intermediário entre um conto e um romance. No conto, portanto, a trama é mais condensada, de forma a atingir logo o clímax e a conclusão da história.
Como qualquer narrativa, o conto é composto por personagens e ações por eles realizadas. A história se passa em determinado tempo e lugar. Uma narrativa também apresenta um narrador. Desse modo, o conto pode ter um narrador personagem, um narrador onisciente ou um narrador observador.