A psicologia financeira nos ensina que nossas emoções têm uma influência enorme em nossas escolhas financeiras.
A psicologia da prosperidade pode ser entendida de várias formas, incluindo a prosperidade financeira, a prosperidade espiritual e a prosperidade em geral:
- Prosperidade financeira = Estudos mostram que o ambiente e as pessoas ao seu redor podem influenciar as suas crenças e comportamentos financeiros. Cercar-se de pessoas com uma mentalidade de prosperidade pode ajudar a adotar hábitos financeiros mais saudáveis e a sentir-se mais empoderado para tomar decisões financeiras.
- Prosperidade espiritual = A prosperidade espiritual pode ser entendida como uma sensação de estar em constante evolução do espírito e de não sentir que falta nada, mesmo que não se tenha tudo o que se quer. A prosperidade espiritual também pode estar relacionada com a espiritualidade, sendo que o exercício e o desenvolvimento da empatia, da compaixão, da solidariedade e da gratidão podem ajudar a compreender os verdadeiros sentidos dos papéis que desempenhamos no mundo.
- Prosperidade em geral = De acordo com a psicologia positiva, para ser feliz é preciso ter emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, uma vida com significado e bons resultados. No entanto, a felicidade autêntica está longe de ser representada por carinhas amarelas sorrindo, tão propagadas nas redes sociais. A felicidade plena é outra coisa, e o que realmente precisamos é da felicidade duradoura e não somente momentos felizes ou prazerosos.