HAPPY HALLOWEEN
HALLOWEEN
Os celtas, um povo que viveu bem antes do nascimento de Jesus Cristo na região onde hoje ficam Inglaterra, Escócia e Irlanda, comemoravam o Dia de Samhain (pronuncia-se "so-in") em 31 de outubro. Era o fim da "temporada do sol" e o começo do frio, quando chegava o inverno e a terra congelava.
Pode parecer assustador para algumas pessoas, mas é uma festa comemorativa que relembra os costumes e a tradição dos povos celtas daquela época, era o fim do verão e fazia muito frio naquela estação do ano que congelava os ossos, parecia que espíritos subiam das suas catacumbas e vinham assombrar. Então, com aquele frio congelante que deixava todos com terríveis arrepios, resolveram festejar para acalmar os calafrios, para atravessar aqueles terríveis dias assustadores, surge a festa de Halloween, planejada para suportar aquelas noites tenebrosas e sombrias, fizeram suas fantasias, tão tenebrosas e horripilantes quanto as noites aterrorizantes. Os povos então, começaram a invenção, se disfarçar e espantar o frio de congelar, e os fantasmas que ali se atreviam aparecer eles botavam pra correr. Nesses antigos festivais, pela abundância de abóboras que ali tinha, viraram velas de muita serventia, iluminar e enfeitar a escuridão. As crianças cantavam rimas e canções para aquecer os corações, de todos os que ali dançavam entre vivos e assombrados, doces, bolos e poções serviam deliciosas refeições, guloseimas e gostosuras para não cair em travessuras de bruxas de plantão. Além de tudo que animava ainda podia decorar a casa, fazer lanternas e fogueiras era pura diversão, brincar de jogos de adivinhação, atrações "assombradas" tomavam conta da imaginação, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror fazia pular o coração.
Em algumas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs comemoram diferente, para alguns povos essa data é considerada Véspera do Dia de Todos os Santos (Halloween), e as atividades é frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados dia 2 de Novembro. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar e meditar pela alma deles."
Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram, outras também levam velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos e etc.
Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos. Além dos Estados Unidos, a festa foi difundida por diversos países do mundo, tendo forte tradição no Canadá e no Reino Unido.
No Brasil se comemora o dia do Saci, que foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.